Hoje ao esperar uma mensagem no telemóvel olhei para a data e vi "olha que giro hoje é uma data capicua"...
Capicua é um numero que tanto dá para ler da esquerda para a direita como da direita para a esquerda. Ora hoje é dia 01/02/2010, temos então 01022010.
Curioso? Sim talvez... Mas (acho que sabem que gosto e tenho sempre muito prazer em pesquisar :p) fui pesquisar sobre isto...
Capicua é apenas referente a números. Relativamente a palavras ou frases dá-se o nome de palíndromos (palavra tão estranha que até dá erro ao escrever).
Sou muito sincero para além das palavras básicas como Ana, Asa, Assa, etc (não... etc não é um palíndromo) conhecia apenas a palavra reviver...
Mas nesta pesquisa que fiz encontrei frases estranhas que formam palíndromos, tal como: "Socorram-me, subi no onibus em Marrocos" ou "Anotaram a data da maratona" e ainda "A torre da derrota". Todas estas frases têm a propriedade de se poderem ler de trás para frente ou normalmente :)
Mas houve algo que no meio desta capicua me ficou marcada...
A palavra reviver...
É talvez a palavra que mais sentido faz ser palíndromo.
Normalmente vivemos as coisas da esquerda para a direita e depois revivemos da direita para a esquerda :)
A nossa vida vai passar sempre por etapas menos boas em que nos vai fazer reviver de um modo menos bom, pensando "Fogo já estou a passar por isto outra vez, ainda me vai custar mais." ou pensando de um modo mais forte e saudável "Já vivi tanta coisa boa... Ainda posso viver muito mais!".
Qualquer um dos dois são pensamentos normais que vamos tendo, após uma má noticia é talvez o primeiro pensamento que nos aparece mas depois, com a ajuda das pessoas que nos são especiais, o segundo pensamento começa a ganhar forma e teremos novamente vontade para não só reviver mas acima de tudo... Viver!
É importante reviver o que fomos vivendo... Se há algo que é menos bom, aprendemos com isso, se há algo muito bom então conseguimos ganhar algum animo para seguir em frente. Estamos cá para isso... Para viver! Estamos cá para sermos felizes...
Uns se calhar conseguem mais rápido, outros terão de esperar a sua vez mas todos um dia seremos felizes. Eu digo aqui que já fui muito feliz mas o tempo que fui Feliz foi inversamente proporcional à felicidade. Parece que como estava muito feliz não o pude ser tanto tempo. Voltei à minha paz de alma agora, não estou nem feliz nem triste estou contente por estar aqui e pronto para lutar para ser melhor, não quero (nem conseguiria) ser o melhor, quero apenas ser melhor para não magoar ninguém e para conseguir também partilhar a minha Felicidade com alguém... Sim é essa a minha Lenda Pessoal (Livro esse que recebi à pouco tempo e irei lê-lo com tamanha atenção, apesar de o conhecer) :)
Talvez este post esteja um bocado confuso, mas também talvez eu esteja um pouco confuso :) Mas sei que um dia a minha altura chegará, o meu tempo virá e melhor ou pior... será diferente de tudo o que vivi :) Vivi num mar que me deu muita calma e muita paz :) Escrevi no diário de bordo como sempre me sentia e marquei imensas coordenadas para um tempo futuro :) Talvez agora ainda esteja preso à ancora que me segurou em tempestade, mas um dia conseguirei levantá-la de onde está presa e com ela a bordo do barco, com todos os meus amigos, seguirei por esse mar fora :)
Obrigado a todos e...
Thank you (I mean it) ;)
segunda-feira, fevereiro 1
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 palavras de apreço:
Eu também fui pesquisar!
reviver (ê) - Conjugar
v. intr.
1. Voltar à vida; adquirir vida nova.
2. Readquirir forças; renascer.
3. Manifestar-se de novo.
v. tr.
4. Fig. Trazer à lembrança.
Agora escolhe.
E já que estás preso pela âncora, ao menos aproveita a paisagem que o mar te oferece. Tarda nada ela levanta. A gente ajuda-te ;)
Um beijinho*
Inés
POSSO COMENTAR ASSIM SE QUISERES, JÁ É MAIOR =P
Palíndromo, que palavra interessante :b muito complicada para eu pensar num domingo à tarde , hehehe
Depois da tempestade vem a bonança, deixa que o tempo em que o mar está calmo e o barco não balança mas está estagnado, te dê espaço para reflectires sobre um passo que te faça evitar um novo contra-balanço lançar uma âncora num local em que exista o que tanto desejas alcançar...
Tal como o mar enrola na areia e regressa, a calma e paz estão só enroladas na "areia" que a confusão de que falas formou , e um dia hão-de regressar como o mar regressa sempre :D
Abraços **
Enviar um comentário